Saiba como escolher o melhor HD para você | SmartMart

Saiba como escolher o melhor HD para você

Publicado: 22/02/2019



















Com o tempo de uso é normal que os discos rígidos precisem ser substituídos por um novo ou seja necessário adquirir um adicional para armazenar documentos e arquivos que um HD sozinho pode não dar conta.

Porém, antes de comprar um HD é preciso avaliar quais são as principais necessidades do usuário, para assim dentre as muitas opções disponíveis no mercado escolher qual o melhor para você.

Quer saber como fazer essa escolha sem errar? Veja as dicas simples e básicas que separamos para você fazer a escolha certa!


1.    Tamanho físico ideal


O tamanho do HD é uma escolha essencial que você não pode errar!

Os dois tipos de tamanho mais usados são os HD´s de 2,5 e 3,5 polegadas. O mais recomendado é você escolher entre as duas opções a qual se encaixa na case que irá utilizar bem como a compatibilidade com a placa-mãe do seu dispositivo.

Os HDs de 2,5 polegadas são menores e mais finos, ideais para quem precisa utilizá-los em notebooks, HTPCs e até alguns modelos de videogames.

Já os HDs de 3,5 polegadas são maiores e indicados para quem precisa utilizá-los em Desktops.

Uma outra opção para pessoas que necessitam de uma mobilidade além do notebook para carregar os seus arquivos é escolher um HD externo.


2.    HD comum, SSHD ou SSD


Agora chegou a hora de decidir entre um disco rígido comum, disco híbrido ou SSD. Você deve estar se perguntando qual a diferença entre eles, correto?

Vamos lá!

O disco rígido comum e tradicional (HD) é a opção mais simples, geralmente com um preço acessível e com um bom espaço para armazenamento, sendo utilizada desde muito tempo em diversos tipos de notebooks e desktops.

Os discos híbridos (SSHD) possuem uma parcela de espaço em SSD agindo com maior velocidade do que um disco convencional. Entretanto, o seu preço não é acessível sendo mais caro do que um HD comum, além de ser feito apenas por um fabricante.

O SSD (Unidade de Estado Sólido), possui capacidade de armazenamento menor do que um HD tradicional, além de ter um preço mais elevado. Em contrapartida, consome menos energia e as baterias dos notebooks têm sua vida útil prolongada.

 

3.    O espaço


Nos dias atuais, é aconselhável escolher um HD com um bom tamanho, já que temos a possibilidade de assistir muitos filmes, ouvir músicas e baixar mais arquivos. Sendo assim, é importante fazer a escolha de um HD com mais espaço. O tamanho mínimo aconselhável para realizar suas tarefas sem problemas e de forma confortável é o de 1 TB.


4.    Velocidade


Os discos rígidos encontrados no mercado atualmente têm opções de velocidades maiores do que os antigos, e no geral, não há muita diferença de velocidade entre os HDs de marcas diferentes. O importante é que o disco rígido opere no padrão SATA.  Entretanto, há alguns fatores que podem fazer com que um disco rígido seja melhor e mais eficiente que outro. O número de RPM é um exemplo claro, ele se refere a quantidade de giros por minuto dentro do disco. Confira as principais velocidades que você irá encontrar no mercado:

·         5.400 RPM: para você que está procurando um disco rígido para usar em um notebook, essa é a velocidade ideal. É possível encontrá-la em HDs de 2,5 polegadas.

 

·         7.200 RPM: agora, se você precisa de um disco rígido para desktop, escolha esta velocidade. Muito usada em HDs de 3,5 polegadas, ela oferece uma velocidade de primeira.

 

·         10.000 RPM: essa velocidade é indicada somente para uso em empresas que lidam diariamente com uma grande quantidade de servidores e arquivos. Além de tudo, são mais difíceis de serem encontradas no mercado.

 

5.    O cache


No geral, os discos rígidos são padronizados, independente da marca escolhida na hora da compra, os que utilizam o SATA III seguem uma especificação muito próxima. Já o cache, você vai encontrar diferença entre as marcas, então é importante escolher um HD que tenha mais cache.

Agora que você já conhece o que é preciso ser levado em consideração na hora de comprar um HD, veja as diversas opções disponíveis em nossa loja online e escolha o seu. 



Voltar